Segundo dicionários online consultados, temos para o vocábulo "epifania" a seguinte definição:
"Epifania é uma súbita sensação de realização ou compreensão da essência ou do significado de algo. O termo é usado nos sentidos filosófico e literal para indicar que alguém 'encontrou finalmente a última peça do quebra-cabeça e, agora, consegue ver a imagem completa do problema'. O termo é aplicado quando um pensamento inspirado e iluminador nos acontece."
Em realidade, podemos sintetisar dizendo o seguinte: Epifania é aquele momento em que a 'chave do Universo' é posta em nossas mãos e, quase magicamente, somos capazes de compreender em plenitude aquilo que antes se nos apresentava como uma grande incógnita!
Quem vive uma epifania é capaz de compreender melhor inclusive a SI MESMO e isso é das sensações mais gratificantes e engrandecedoras que podemos experimentar!
A leitura nos abre portas fantásticas de conhecimento: ela nos possibilita o contato com outras culturas, outras visões de mundo, outros delírios e outras fantasias. Não bastasse isso tudo, a leitura nos proporciona, de maneira contundente e definitiva, a DESCOBERTA DE NÓS MESMOS através do olhar e da sensibilidade do outro que, no ato de ler, tomamos como uma espécie de "espelho" capaz de nos apontar mazelas e aleluias que nunca imaginamos existir - ó, mistério e maravilha! - escondidos ou adormecidos dentro de cada um de nós.
Ter uma epifania é preencher a vida daquilo que lhe é mais caro: SIGNIFICADO e PROVEITO.
Epifanias múltiplas a todos nós, pois.
Abraço a todos.
Sejam muito bem-vindos ao blogue!
Daniel