quarta-feira, 18 de março de 2009

NARRAÇÃO - PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE TEXTO I


O trecho abaixo foi extraído de uma crônica de Luís Fernando Veríssimo e sugere uma interessante situação narrativa. Leia-o com atenção e, a seguir, faça o que se pede.

“Um dia as duas fizeram um pacto. Se reuniriam dali a 20 anos naquele mesmo lugar. Acontecesse o que acontecesse, nenhuma podia faltar ao encontro. Mesmo que tivesse que vir de longe. Mesmo que estivesse morta! E selaram o pacto não com sangue, mas com chantili na testa, já que estavam numa sorveteria. Para não esquecer. Tinham 15 anos.
Vinte anos depois, uma mulher entrou numa locadora de vídeo e perguntou:
_Aqui não era uma sorveteria?
O funcionário não sabia, o dono disse que, quando comprara, a loja era um depósito. Sorveteria? Só se fosse há muito tempo. A mulher agradeceu e ficou olhando as fitas enquanto esperava. Era melhor que a outra não aparecesse, mesmo. Tinham se separado. Nunca mais tinham se visto. Que tipo de conversa poderiam ter?
_Eu? Não fiz nada! Não me formei, não namorei, não me casei, não viajei, nada. Estou com 35 anos e ainda não tive uma vida.
Já estava quase desistindo e indo embora, convencida de que a outra não apareceria, quando a viu entrar na loja.”

(VERÍSSIMO, Luis Fernando. Chantili. In: Histórias Brasileiras de Verão. Rio de Janeiro: Objetiva, 1999.)

PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE TEXTO:

Sua tarefa narrativa é desenvolver a história do encontro das duas amigas, passados vinte anos do “pacto” que fizeram na antiga sorveteria. Mantenha o mesmo narrador (onisciente), o mesmo foco narrativo (3a pessoa) e procure desenvolver o seu texto a partir de uma perspectiva compatível com as características da personagem.

Um comentário:

iiza cicarelli disse...

Adorei a atividade, obrigada por postar!