quarta-feira, 6 de maio de 2009

O JOVEM E SUA GERAÇÃO


Pesquisa mostra como o jovem define sua geração

Vaidosa, consumista, acomodada, individualista e menos preconceituosa. Essas foram as palavras escolhidas pelos jovens para definir sua geração, em recente pesquisa encomendada e divulgada pela MTV. O Dossiê Universo Jovem 3 entrevistou 2.359 adolescentes, de 15 a 30 anos, das classes A, B e C das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Porto Alegre. “A intenção, mais uma vez, não é fotografar o momento, é captar o tempo; não é catalogar tribos, mas entender como e em que direção está caminhando a diversidade; não é fotografar o cenário, mas entender que fatos do contexto impulsionaram mudanças” – diz o dossiê. O trabalho revela como anda a relação dos jovens com o sexo, drogas, beleza e tecnologia da comunicação.
O estudo mostra que a juventude virou valor máximo, ‘obsessivamente preservado por quem naturalmente a tem e arduamente perseguido por quem está biologicamente distanciando-se dela’. Ao mesmo tempo mostra que o individualismo floresce e que cada vez mais se manifesta nos relacionamentos afetivos.
Já as ferramentas e as possibilidades trazidas pelas tecnologias, assim como o consentimento familiar e social para novos comportamentos em relação ao outro e a si mesmo, trouxeram diferentes formas de viver, de comunicar-se e um novo tempo para vivê-las. “A comunicação intensificou-se e ganhou nova roupagem. A internet, que em 1999 era ainda uma promessa de alterações no comportamento, realmente mudou muita coisa. Já é acessada pela maioria da amostra, e tornou cotidiana a comunicação através da rede” – afirma o levantamento.
Desde a elaboração do primeiro dossiê, em 1999, a coordenação de pesquisa mapeou e classificou seis perfis de jovens. “São perfis que resultam das respostas dadas ao questionário. São agrupamentos que correspondem ao padrão de pensamento e comportamento”.

São eles:

Perfil 1/Antenas do tempo - valoriza o fato de ser jovem num tempo de liberdade e tecnologia;

Perfil 2/ Novas posturas - reúne novos discursos e um grupo voltado para práticas de participação social. Grupo que mantém seu discurso afastado de marcas famosas, códigos de moda e valorização da beleza física;

Perfil 3/ Sonhando com as alturas e lutando nas bases - congrega adolescentes que não podem dispor de tempo e dinheiro para aproveitar a juventude. Grupo que percebe a tecnologia como um inimigo em potencial;

Perfil 4/Vivendo intensamente - engloba jovens que querem aproveitar ao máximo a juventude e adiar as responsabilidades;

Perfil 5/Arranhados pela vida - jovens que gostariam de ter mais diversão, dinheiro e liberdade. Grupo descrente e pessimista;

Perfil 6/ Solidário - reúne os jovens que mais participam de movimentos comunitários e que apontam a falta de solidariedade como o principal problema no mundo.

Veja abaixo alguns destaques do dossiê.

Família

Os jovens externam a percepção de que os pais estão ausentes e alguns já sinalizam que as coisas poderiam melhorar na estrutura familiar, a partir do momento em que os papéis fossem devidamente assumidos por eles e pelos pais. Os adolescentes se queixam de uma liberdade excessiva e do pouco tempo de convivência com seus responsáveis.

- 50% dizem que se dão bem com a família, mas afirmam que cada um está de um lado, cuidando da sua própria vida.

Comunicação

A comunicação entre os jovens definitivamente ganhou novas linguagens e canais alternativos específicos. Hoje é possível selecionar e usar o canal perfeito de acordo com o que se quer dizer, como se quer dizer, para quem se quer dizer e em que tempo se quer dizer. A tecnologia abriu espaços e comunicar-se ficou muito mais fácil, seguro e rápido. A comunicação ganhou flexibilidade e freqüência. Além dos celulares, a internet foi forte fator de mudança no cenário da comunicação entre jovens.
Jogar videogame, baixar música/ringtones, baixar protetor de tela, enviar ou receber e-mail e acessar à internet já são hábitos expressivos, que crescem quanto menor a idade. Já as mensagens de texto via celular são predominantemente utilizadas quando há pressa, quando há muita objetividade, quando não se quer gastar dinheiro, quando não se quer propriamente conversar, mas fazer uma graça, se fazer presente, dizer algo que não pode ser visto ou ouvido por mais ninguém. Também são usadas quando não se quer ser pego de surpresa com uma resposta inesperada ou quando não se tem coragem de dizer a mensagem pessoalmente.

- 51% dizem que a internet mudou para melhor a forma de se relacionar com os amigos
- 51% confessam que ficam mais à vontade de dizer determinadas coisas pela internet
- 50% afirmam que se relacionam com algumas pessoas apenas pela internet
- 48% reconhecem que já mentiram na internet
- 39% acreditam que passaram a falar mais com os amigos depois da internet
- 84% enviam e recebem e-mails habitualmente
- 71% possuem celular
- 72% já trocaram de aparelho de celular
- 41% já trocaram de duas a três vezes de aparelho de celular
- 96% utilizam o celular essencialmente para fazer ligações
- 79% fazem uso do celular para enviar mensagens de texto

Beleza

Os jovens acreditam que beleza é fundamental. Para eles, beleza não é questão de sorte, é questão de empenho e conquista. Segundo eles, todos têm direito a lutar por ela. Estar bonita não significa não poder ficar mais bonita. A vaidade, que de acordo com o dicionário Aurélio, pode significar coisa fútil, insignificante é, no dicionário dos jovens, algo importante a ser preservado e sinalizador de modernidade.

- 60% acreditam que pessoas mais bonitas têm mais oportunidades na vida
- 80% estão satisfeitos com sua aparência
- 55% consideram aceitável que uma pessoa jovem faça plástica ou lipoaspiração
- 45% concordam que a lipoaspiração é um ótimo recurso para eliminar gorduras localizadas
- 8% declaram que prefeririam ser 25% menos inteligente se pudessem ser 25% mais bonitos
- 7% afirmaram que provavelmente abririam mão de 25% de inteligência por 25% de beleza
- 77% concordam que é muito bom que os homens estejam preocupados com a beleza
- 75% acreditam que os homens que cuidam mais da beleza fazem mais sucesso com as mulheres
- 31% dizem tentar sempre ou quase sempre comer comidas que tenham poucas calorias

Drogas


O mundo das drogas não pode mais ser tratado como um universo compacto e uniforme. De um modo geral, o consumo de bebidas cresceu. Há drogas e drogas: as legais e as ilegais, as pesadas e as mais leves, as da moda e as tradicionais, as percebidas como de maior e menor risco. Há usuários e usuários: tem até pais de família, pessoas responsáveis que fazem uso e trabalham, assim como há quem experimenta de tudo, sem muito critério, e aqueles que estão se acabando, no fundo do poço, e depende da idade, da personalidade, da estrutura familiar. Há traficantes e traficantes: há amigos que vendem. Há traficantes que estão ficando amigos e amigos que estão ficando traficantes. O jovem existe ora em um mundo ora em outro. Admite que alimenta o tráfico quando consome, mas não o faz pensando nisso e não quer que ninguém lhe provoque esse tipo de raciocínio.

- 53% declararam já ter fumado cigarro, porém mais da metade já parou
- 53% concordam com a frase ‘não tolero que fumem cigarro perto de mim’
- 13% disseram que nunca beberam
- 85% acham que os jovens estão realmente exagerando no consumo de bebida alcoólica
- 55% bebem habitualmente cerveja/chopp
- 94% dizem que as drogas hoje estão fáceis, próximas e o consumo praticamente não é reprimido
- 36% afirmam que a droga ainda é o maior problema apontado pelos jovens
- 74% acreditam que poucos jovens chegarão aos 30 anos sem ter pelo menos experimentado algum tipo de droga ilegal
- 33% concordam que é possível o consumo responsável de drogas ilegais
- 71% posiciona-se contra a legalização da maconha
- 33% concordam com a frase ‘o tráfico tem um papel social e econômico na comunidade’
- 69% dizem que tem mais medo do que confiança na polícia

Sexualidade

A informação e a possibilidade de experimentação nunca estiveram tão presentes na vida do jovem em sua dimensão de sexualidade. Estamos diante de um cenário onde cada vez mais menos amarras sociais e familiares impedem o jovem de passar da teoria à prática.
Vive-se a relação aberta do ‘ficar’, sem vínculos emocionais assumidos. Se antes eram os garotos que procuravam as garotas, hoje a mulher imita e responde competitivamente ao comportamento masculino. A questão da homossexualidade ganhou espaço. E, embora ainda seja alvo de preconceito, está sendo mais tolerada.

- 76% já beijaram na boca de uma pessoa que conheceram no mesmo dia
- 53% já ficaram com mais de uma pessoa na mesma noite
- 11% já afirmaram ter beijado na boca de uma pessoa do mesmo sexo
- 69% concordam com a afirmação ‘dois homens se beijando na boca significa que eles são homossexuais’
- 48% concordam com a afirmação ‘duas mulheres se beijando na boca significa que elas são homossexuais’
- 40% se incomodam quando presenciam dois homens se beijando
- 31% se incomodam quando presenciam duas mulheres se beijando
- 83% já perderam a virgindade
- 22% perderam a virgindade até os 14 anos.

Fonte: Folha de São Paulo Online
Dossiê universo jovem 3 (23/05/2005)

ATIVIDADE:

Como você pôde ver, esse texto faz um relato sobre os resultados obtidos a partir da pesquisa encomendada pela MTV em 2005, comentando-os e analisando-os a partir de tópicos relevantes. Essa reportagem também menciona 6 diferentes perfis de jovens de acordo com as respostas dadas às perguntas do questionário aplicado a eles. Releia as opiniões, os dados estatísticos e as definições de cada um dos perfis traçados. Após fazer isso, construa um TEXTO OPINATIVO (ou seja, um texto em que você declaradamente expresse sua OPINIÃO) dizendo em qual dos seis perfis você se enquadraria e manifestando suas convicções acerca de todos os principais assuntos contidos na reportagem: família, comunicação, beleza, drogas e sexualidade.

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