quarta-feira, 3 de junho de 2009

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS


















EXERCÍCIO

01. É através de recursos visuais que ficamos entendendo o desfecho da história. Diga o que ocorre para que as personagens Tina e Pipa voltem às boas no último quadrinho.

02. Conhecendo os recursos gráficos empregados pelas HQs, cite alguns exemplos de reações das personagens expressas através deles.

03. O dicionário nos dá a seguinte definição para o termo paródia:

"A Paródia é uma imitação, na maioria das vezes cômica, de uma composição literária, (também existem paródias de filmes e músicas), sendo portanto, uma imitação que geralmente possui efeito cômico, utilizando a ironia e o deboche. Ela geralmente é parecida com a obra de origem, e quase sempre tem sentidos diferentes. Na literatura a paródia é um processo de intertextualização, com a finalidade de desconstruir um texto."

A partir dessa definição, diga: existem exemplos de paródia na historinha que você acabou de ler? Indique quais são.

04. Encontre, nos quadrinhos lidos, três exemplos de onomatopeia e reproduza-os, dizendo, na sequência, que som eles estão indicando.

05. Quando Tina lê para Pipa os nomes das comunidades virtuais de Zecão, Pipa fica frustrada com as preferências do namorado e extremamente irritada. Explique o motivo da zanga de Pipa e diga qual seria, dentro do contexto, a conclusão tirada por ela a partir do que viu.

06. Sabendo que, assim como qualquer texto narrativo, uma HQ veicula valores, conceitos, ideias e informações, reflita sobre a historinha que você leu e diga quais são as mensagens que o cartunista Maurício de Sousa pretende transmitir com ela para os seus leitores.

07. Você provavelmente conhece sites de relacionamento como o "Iorkut", em que as personagens Tina e Pipa se cadastraram. Em sites como esse, as pessoas se adicionam a comunidades e deixam registradas, entre outras coisas, suas preferências, seus gostos, algumas de suas principais características. A partir desses fatos, responda: você considera correta a atitude das duas amigas de se desentenderem por conta das comunidades virtuais? Na sua opinião, o que acontece no mundo virtual deve ser levado a sério na vida real ou é preciso saber separar as coisas? Comente o assunto redigindo um pequeno texto opinativo.

08. Conhecendo os diferentes registros linguísticos e o seu emprego, responda: os quadrinhos se valem de uma linguagem mais culta, formal ou empregam uma linguagem mais descontraída, coloquial? Justifique sua resposta e diga por que o tipo de linguagem considerado por você é o mais adequado para esse tipo de texto.

Nenhum comentário: