quinta-feira, 1 de outubro de 2009

TRABALHO TRIMESTRAL DE REDAÇÃO - 2o COLEGIAL


Para o presente trabalho:

* grupos de, no MÁXIMO, 5 pessoas;
* textos redigidos, criados pelos INTEGRANTES DA EQUIPE;
* utilização de material INÉDITO (proibido COPIAR material da internet);
* apresentação da versão final digitada, diagramada de acordo com os padrões do veículo jornalístico conhecido como REVISTA.

Proposta de criação de uma MINIRREVISTA:

Cada grupo deverá se organizar para compor, no prazo de 4 semanas, uma MINIRREVISTA. Para isso, o primeiro passo de cada equipe será decidir QUE TIPO DE PUBLICAÇÃO gostaria de produzir. Exemplos: revista feminina (moda, beleza, saúde), revista de esportes, revista de atualidades (tipo Veja, Época), revista de curiosidades científicas (tipo Superinteressante), revista de artes (cinema, música, televisão, literatura) ou revista científica (matérias e conteúdo sobre uma área específica do conhecimento humano).
Escolhido o perfil da publicação a ser produzida, a equipe deverá trabalhar seguindo o formato abaixo:

Capa: a revista deverá apresentar uma capa onde todo o seu conteúdo seja anunciado. É aconselhável criar um layout parecido com as revistas em circulação no mercado editorial brasileiro.



Editorial de apresentação: A equipe escreverá um texto de apresentação para a sua revista. Esse texto de apresentação deverá explicar o perfil da publicação e o público ao qual se dirige, apresentando os seus objetivos junto a ele.

Anúncios publicitários: O grupo deverá criar, no mínimo, DOIS textos publicitários para inserir no corpo de sua revista. Usem a criatividade e criem propagandas divertidas e atraentes para o seu público consumidor.

Crônica de abertura: Um dos integrantes da equipe deverá escrever uma crônica para abrir a publicação. O tema da crônica será LIVRE e o escritor também poderá decidir sobre qual formato de crônica utilizará (literária, informativa ou crítica).

Matéria de capa: Será a máteria principal da revista - aquela que é anunciada na capa - e, portanto, merecerá atenção especial do grupo. Matérias bem escritas e ilustradas são fundamentais para uma reportagem de capa.

Matéria secundária: O grupo escolherá um segundo assunto, dentro do seu perfil escolhido, e produzirá uma segunda matéria a respeito dele. Mesmo sendo secundária, a matéria não pode deixar a desejar em relação à matéria de capa; pode, contudo, ser menos extensa e detalhada que ela.

Entrevista: O grupo poderá entrevistar pessoas de seu convívio ou mesmo imaginar uma celebridade a quem gostariam de entrevistar e compor uma entrevista para integrar o corpo da revista. Cada área de atuação terá nomes interessantes como sugestão de entrevista. É aconselhável que, ao produzir esse texto, o grupo faça um levantamento sobre "qual entrevistado renderia maior interesse para a nossa publicação". Excepcionalmente, na parte correspondente à entrevista, fica permitida a reprodução de trechos de textos encontrados na internet - desde que sejam devidamente citadas as suas fontes.

Quadrinhos: A seção de quadrinhos poderá utilizar material já pronto, encontrado na internet, ou mesmo material produzido pelo próprio grupo. Lembrar apenas do seguinte: o tipo de cartum utilizado tem que estar de acordo com o perfil da revista.


PRAZO DE ENTREGA: 05 DE NOVEMBRO DE 2009


Nenhum comentário: